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Veja 5 dicas e boas práticas de marketing pessoal para dentistas

Marketing e Comunicação | por: sinimplante

O marketing pessoal é um conceito utilizado para definir um conjunto de estratégias que visa aprimorar as suas características pessoais e profissionais. Se você é presente nas redes sociais, já sabe como esse termo é sempre pautado como a chave do sucesso de um profissional. Afinal, é preciso transmitir uma imagem e mensagem adequadas.

Já viu ou conhece algum profissional que tenha qualificações inferiores às suas, mas que consegue chamar mais atenção ou está em um patamar mais elevado da carreira? Certamente, isso acontece porque esse dentista faz um bom marketing pessoal. É exatamente aí que se encontra a importância desse termo.

Mesmo que tenha ótimas qualificações, é preciso investir em métodos que tornem o seu perfil atraente tanto para o mercado quanto para os clientes. A seguir, veja como fazer isso.

1. Encontre um posicionamento diferenciado no mercado

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o marketing pessoal é utilizado para aperfeiçoar o seu perfil, ou seja, para evidenciar os seus pontos positivos, para uma promoção pessoal, e não criar algo que você não seja. É importante destacar isso, porque muitos profissionais acabam se perdendo no meio do caminho, causam uma impressão errada e isso pode acarretar sérios problemas durante toda a carreira.

Dito isso, o primeiro passo para desenvolver uma imagem pessoal mais atrativa é encontrando um posicionamento diferenciado no mercado. Isso quer dizer é preciso identificar o que o torna diferente dos demais para que passe a influenciar o seu público.

Para que consiga fazer isso, é importante que tenha em mente que é impossível agradar a todos. Alguns clientes amam o seu modo de trabalhar, já outros não se identificam com você, e está tudo bem. É preciso levar isso em consideração, caso contrário, não conseguirá se posicionar, visto que tentará agradar diferentes públicos.

2. Cuide da sua apresentação e do seu visual

O marketing pessoal está diretamente ligado à sua imagem, afinal, a primeira impressão é a que fica. No entanto, não estamos falando somente das suas roupas e da sua postura, apesar de serem aspectos importantes. O modo como você se coloca nas redes sociais também influencia na sua carreira.

Atualmente, qualquer pessoa tem acesso às suas informações e vida pessoal por meio da internet, mais precisamente no Facebook e no Instagram. Sendo assim, é preciso ter cuidado com as suas postagens e modo de se expressar, pois o mercado e os clientes podem interpretar de maneira negativa.

O mais adequado é ter perfis distintos, ou seja, que tenha páginas voltadas para a sua carreira e outra conta pessoal, somente com familiares e conhecidos. Depois, vista-se adequadamente para o seu trabalho, mantenha os jalecos limpos e apresentáveis e tenha uma postura estritamente profissional quando estiver no consultório ou na clínica.

Normalmente, na área da saúde, é mais indicado utilizar paletas de cores mais neutras, como tons pastéis e que transmitam tranquilidade. Isso vale tanto para roupas quanto para a decoração do espaço. As cores têm o poder de causar sensações positivas e negativas. Por exemplo, se um paciente seu chegar até o consultório com dores e encontrar cores muito vibrantes, dificilmente conseguirá se acalmar.

3. Comunique-se de forma eficiente

Grande parte dos seus pacientes desconhecem totalmente os termos técnicos do universo odontológico ou de qualquer outra área da saúde. Contudo, é comum que muitos profissionais se esqueçam disso no momento de passar um diagnóstico e durante os tratamentos.

Ao fazer isso, muitos pacientes podem se sentir com vergonha de pedir explicações ou ter um sentimento de incômodo com o seu trabalho. Então, para melhorar o seu marketing pessoal, evite usar os jargões da sua profissão e, quando necessário, sempre os explique de maneira bem clara. Isso criará uma ótima comunicação entre dentista e paciente e ainda passará a imagem de que você é cordial e gentil.

Além do mais, para a sua comunicação seja de fácil compreensão e eficiente, utilize métodos visuais, como a demonstração da explicação em imagens e moldes.

4. Produza conteúdo de qualidade

Uma estratégia que faz parte do marketing pessoal é a criação de conteúdos relevantes para o seu mercado e público-alvo. Os blogs e redes sociais profissionais, por exemplo, são ferramentas eficientes e de grande alcance para se comunicar com o seu público e mercado que atua.

Por meio deles, você poderá desenvolver artigos e abordar assuntos que sejam do interesse dos seus clientes. Assim, começará a influenciá-los e conquistará autoridade no assunto. Além disso, poderá se conectar com outros profissionais da área e ter ótimas oportunidades.

5. Faça networking

Muito mais do que apenas uma troca de experiências e contatos profissionais, o networking é uma estratégia que cria relacionamentos e os cultiva a longo prazo, para que os benefícios sejam mútuos.

É preciso saber identificar as oportunidades de networking, visto que elas sempre estão à sua volta, não somente em eventos e feiras da área de odontologia. Esse conceito é um degrau importante do seu marketing pessoal e de uma carreira bem-sucedida, já que o ajudará a aperfeiçoar as suas habilidades e o mantém atualizado sobre as novidades do mercado.

É importante também considerar que ninguém cresce sozinho. Em razão disso, ter uma boa conexão com parceiros, outros profissionais e com clientes é uma estratégia importante para o seu desenvolvimento.

Para isso, tenha paciência, uma boa rede não é desenvolvida do dia para a noite, seja aberto e amigável na sua rotina, já que nunca se sabe onde um bom contato estará. Além disso, sempre mantenha o seu LinkedIn atualizado, sendo essa mais do que uma rede de colocação profissional.

O marketing pessoal é uma construção que leva tempo, uma vez que é preciso se apresentar ao mercado e ao público, além de criar autoridade na sua área. Portanto, siga boas práticas e estratégias de imagem e colocação e certamente você alcançará o patamar desejado na sua carreira.

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Postado em 11 de julho de 2019 as 17:51

por sinimplante em Marketing e Comunicação

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