Voltar

Networking para dentistas: veja as 6 melhores práticas

Planejamento e Gestão | por: sinimplante

Deseja ser atuante na Odontologia, ter mais credibilidade e se tornar referência em sua área? Então, é fundamental que trabalhe o networking para dentistas, afinal, o destaque na carreira também envolve visibilidade e boas relações. Sendo assim, é preciso criar uma boa rede de contatos.

Essas amizades e parcerias favorecem a troca de ideias, informações, indicações de novas tecnologias, produtos, equipamentos e muito mais. Portanto, é essencial que você esteja próximo de profissionais e empresas que somem ao seu trabalho.

Mas nem todo profissional domina a arte de criar um excelente network, por isso, preparamos este artigo. Se você também tem dúvidas a esse respeito, continue lendo! Confira as melhores práticas de networking a fim de cultivar excelentes relacionamentos e ter ótimos contatos em sua agenda.

1. Participe eventos da área

Constantemente acontecem eventos de odontologia e é importante que você esteja ciente desse calendário e marque presença sempre que possível. São encontros, feiras, palestras, congressos, simpósios, entre muitos outros que reúnem profissionais de várias cidades.

São excelentes oportunidades para adquirir conhecimento, atualizar informações, enriquecer o seu currículo e conhecer pessoas. Especialistas de diferentes localidades estão ali, portanto, você terá a chance de se inteirar sobre ações e práticas em outras regiões.

Essa grande concentração de profissionais e empresas é o melhor momento para ter contato com aqueles que estão mais inacessíveis no dia a dia. Além disso, você se faz conhecido e mostra que está ativo na profissão.

A partir desses primeiros contatos, basta cultivar os relacionamentos posteriormente. Assim, quem sabe não surgem oportunidades de você fazer a divulgação do seu trabalho nesses eventos, não como espectador, mas sim como expositor, trazendo ainda mais credibilidade para o seu nome?

2. Utilize redes sociais

O networking para dentista tem como aliado as inovações do mundo virtual. As redes sociais, por exemplo, são uma ótima ferramenta para manter contato com pessoas e empresas, cultivando um relacionamento mais próximo delas.

Considere que as distâncias geográficas são um grande empecilho em alguns momentos. Sendo assim, utilize esses recursos a seu favor para que você divulgue o seu trabalho e, ao mesmo tempo, acompanhe os grandes nomes do setor.

Porém, não basta somente ter um perfil nessas redes, pois é necessário que você esteja ativo. Então, ao seguir empresas e profissionais mostre que você está atento a tudo que acontece, faça comentários, compartilhe, dê likes e participe de discussões para que o seu nome esteja sempre em evidência.

Apenas tenha o cuidado de manter uma postura profissional, falar com propriedade e não cometer nenhuma infração ética. Para que isso não aconteça, leia atentamente o Código de Ética Odontológica, do Conselho Federal de Odontologia, a fim de nortear as suas ações e palavras nas redes sociais.

3. Seja proativo

A timidez não ajuda na hora de fazer o networking para dentistas. Se você é uma pessoa um pouco mais inibida, precisará vencer essa característica para que ela não interfira negativamente em seus contatos profissionais.

Nem sempre as pessoas vão procurar por você, portanto, em muitos momentos, será necessário a sua proatividade para fazer o primeiro contato. Sendo assim, é preciso vencer a vergonha para se aproximar dos especialistas e das empresas de seu interesse.

Trata-se, de fato, de estudar os nomes do setor, selecionar possíveis contatos e buscar formas de ter acesso a eles. Isso será feito por meio de diferentes abordagens que variam conforme a disponibilidade de cada um.

Procure sempre encontrar um motivo para esse primeiro contato, algo que realmente faça sentido e que desperte o interesse do outro em falar com você. Assim, esse contato inicial será produtivo para ambos e o primeiro passo será dado com sucesso.

4. Cultive relacionamentos estratégicos

Quanto mais profissionais e empresas você conhecer melhor será para criar oportunidades a seu favor. No entanto, elas virão muito mais rápido se você cultivar relacionamentos estratégicos, aqueles que podem contribuir com a sua carreira.

No primeiro momento, isso pode parecer uma atitude interesseira, mas não estamos falando para você se aproximar com o intuito exclusivo de aproveitar essas amizades. Trata-se de manter relações onde exista a possibilidade de uma contribuição mútua.

Você também tem muito a oferecer, certamente, então, nada mais justo do que manter contato com aqueles que podem oferecer algo também. Perceba que não se trata de estar apenas ao lado de grandes nomes, porque você também deve se relacionar com profissionais que, assim como você, têm interesse em crescer, a fim de firmar parcerias vantajosas.

5. Seja empático e interessante

O networking para dentistas não envolve apenas buscar oportunidades agregando algo para si, porque, em alguns momentos, também será necessário oferecer a sua contribuição. Seja empático e mostre-se disposto e aberto para ajudar amigos e colegas de trabalho.

Procure escutar o que o outro tem a dizer, compartilhar informações e trocar experiências para se mostrar interessado pelas dificuldades e pelo trabalho do outro. Além do mais, isso cria a imagem positiva de profissional colaborativo.

Procure fazer isso de forma sincera, pois essa troca é vantajosa para ambos. E lembre-se de que é fundamental ser uma pessoa interessante, que sabe conversar, aborda temas relevantes e mantém diálogos agradáveis e produtivos.

Ser sociável é muito importante para adquirir novos contatos e manter uma boa relação com aqueles que você já alcançou. É compreensível que algumas pessoas sejam mais reservadas, entretanto, não permita que essa característica impeça as suas relações interpessoais.

6. Conheça pessoas

Talvez você prefira chegar ao final de uma semana de trabalho e ir para casa descansar, mas caso alguém lhe convide para um happy hour, por exemplo, compareça. Esse é um momento interessante para conhecer pessoas novas e fazer contatos, além de que uma ou duas horinhas não vão estragar o seu descanso.

Sempre que houver a oportunidade de manter relações sociais procure aproveitar. É claro que você não precisa deixar de lado os seus momentos com a família, seus próprios amigos ou seu lazer, mas veja como um investimento em sua carreira. Também aproveite para fazer novos amigos e ter algumas horas de conversa agradável.

Esteja aberto a novos relacionamentos, converse, seja participativo e, caso não queira falar sobre si, seja um bom ouvinte. Escute o que os outros têm a dizer, pois dessa forma estará marcando sua presença, o que fará as pessoas se lembrarem de você em outros momentos.

Praticar o networking para dentistas é fundamental tanto para quem está começando como para aqueles que são experientes no mercado. Afinal, é essencial mostrar que você está atuante e criar oportunidades constantemente, que consolidarão a sua carreira colocando o seu nome em evidência.

E você? O que costuma fazer para adquirir ou manter os seus contatos profissionais? Deixe um comentário e conte para a gente!

Postado em 10 de maio de 2019 as 10:54

por sinimplante em Planejamento e Gestão

POR SINIMPLANTE

NEWSLETTER