8 benefícios do marketing local para a sua clínica odontológica
Independentemente do seu ramo de atuação, saber como atrair os clientes em potencial que vivem perto do seu negócio é muito importante, pois eles serão uma base fiel e sólida do seu orçamento no final do mês. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com alguns dos principais benefícios do marketing local para a sua clínica odontológica.
Quando você utiliza estratégias focadas na segmentação geográfica, você torna a sua abordagem mais focada e aumenta o seu potencial em conseguir bons resultados, sobretudo quando não tem muitos recursos disponíveis para gastar em merchandising. Continue lendo o post e entenda as vantagens dessa escolha!
1. Conquistar uma clientela mais ampla
Um dos principais benefícios do marketing local para a sua clínica odontológica é que esse tipo de estratégia ajuda a conquistar mais clientes. Isso é imprescindível para que o empreendimento funcione como um negócio, visto que, sem retorno financeiro, fica impossível investir ou pagar as contas no final do mês.
Você aumentará o alcance do seu consultório para o público que realmente interessa, que é aquele que pode, efetivamente, consumir os serviços oferecidos. Além disso, você amplia a sua atuação de forma indireta, como a famosa propaganda boca a boca, com a indicação de pessoas que foram atendidas para parentes, amigos e conhecidos.
2. Fidelizar os clientes mais antigos
Da mesma maneira que trazer novos clientes é essencial para manter o consultório cheio, fidelizar os antigos também é uma estratégia importante para a sua clínica odontológica. E esse é, sem dúvidas, um dos principais benefícios do marketing local, que vem de encontro às necessidades e demandas específicas do seu negócio.
Ao considerar a localização geográfica do seu público e direcionar as suas ações de merchandising para essas pessoas, é natural que elas queiram retornar para os futuros atendimentos. Você pode focar em promoções voltadas para sua especialidade, pacotes para quem trouxer os familiares ou bons descontos para quem realizar tratamentos mais longos, por exemplo.
3. Conseguir uma boa segmentação
Conseguir uma boa segmentação também é um dos benefícios do marketing local para sua clínica odontológica. Afinal, não adianta muito apostar em alcances muito extensos para as suas propagandas, tendo em vista que, na realidade, poucas pessoas se deslocarão por muitos quilômetros para consultas, sobretudo para realizar procedimentos mais básicos.
O interessante é definir o público-alvo que será impactado pelas suas estratégias e segmentar de acordo com a localização, mas também com características. Reúna algumas informações sobre perfil, comportamento e hábitos, classificando as pessoas para o envio de propagandas mais assertivas e pontuais, por mailing ou correspondência, previamente autorizados.
4. Usar o poder do marketing digital
O marketing digital também é uma estratégia inteligente quando você deseja focar no merchandising local, pois a internet abre um leque de possibilidades bastante interessante, mesmo que você não tenha muitos recursos disponíveis para isso. Os avanços tecnológicos, portanto, podem ser poderosos aliados da sua clínica.
As propagandas em redes sociais, por exemplo, permitem que você resolva impulsionar os anúncios para usuários que se encontrem em um raio predeterminado de distância de você. Mesmo com recursos limitados, você pode separar um valor e pagar os ads do Instagram ou Google, por exemplo, que exibirão sua propaganda para clientes que residam próximos à sua clínica.
5. Ganhar uma vantagem competitiva
Ganhar uma vantagem competitiva também é um dos principais benefícios do marketing local para sua clínica odontológica. Isso ocorre porque, uma vez que você direciona seus recursos para um público específico e próximo do seu empreendimento, você se destaca perante as pessoas que vão, efetivamente, consumir seus serviços.
Isso é ainda mais interessante se você tiver uma especialização ou oferecer tratamentos que não são tão comuns naquela área. Ao melhorar a interação com o seu público, utilizando as informações sobre a sua localização, você gastará menos do que em táticas tradicionais de longo alcance, mas terá retornos consideráveis no final do mês.
6. Aumentar a credibilidade do negócio
Você sabia que o marketing local também é uma maneira de aumentar a credibilidade da sua clínica odontológica? Isso é possível, uma vez que esse tipo de estratégia atinge, de maneira certeira, quem mora, trabalha ou circula na região na qual seu consultório está inserido, e você pode criar valor e reputação nessa localidade.
As pessoas consideram, antes de optarem por um ou outro profissional, a qualidade da divulgação realizada. Por isso, não deixe de ressaltar, nas estratégias de merchandising, os seus diferenciais, como sua especialização, certificações, materiais de alta qualidade utilizados nos procedimentos e assim por diante. As redes sociais, mais uma vez, são um bom lugar para isso.
7. Construir uma audiência direcionada
Você já deve ter ouvido falar que, em diversos aspectos da vida, qualidade é muito melhor do que quantidade. Essa afirmativa vale também quando falamos em termos de divulgação. Você deve ter em mente que é muito mais vantajoso para o seu negócio atingir clientes em potencial do que pessoas que estão em outra cidade ou outro estado!
Com o uso de algumas ferramentas como um software de gestão, por exemplo, você terá diversos dados relevantes, centralizados em um só local. Com tais informações, você poderá direcionar o conteúdo postado e as campanhas feitas, sendo mais assertivo na atração de um público que tem uma maior probabilidade de se converter em clientes recorrentes da sua clínica.
8. Permitir maior engajamento com o público
O engajamento pode ser entendido como o empenho que uma pessoa coloca em determinada causa. No marketing digital, esse é um termo muito utilizado, até mesmo como um parâmetro para medir o sucesso das ações realizadas. Acredite: esse pode ser um diferencial importante para a sua clínica e carreira.
O marketing local deixa você mais próximo do seu público, o que faz com que ele fique propenso a gastar parte do seu tempo para fazer comentários em redes sociais, por exemplo. Para catalisar essa percepção positiva, uma estratégia é apostar no uso de materiais de alta qualidade, que deixam os pacientes satisfeitos com os resultados e mais dispostos a compartilharem sua opinião.
Como você pôde ver, é tremenda a importância do marketing local para fortalecer o consultório odontológico. Por meio de estratégias pontuais e bem-direcionadas, você pode atrair e fidelizar mais pacientes, além de ampliar a sua credibilidade no mercado.
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