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Mercado odontológico: os passos para ter sucesso no  consultório

Mercado odontológico: os passos para ter sucesso no  consultório

O Brasil é repleto de excelentes oportunidades para quem tem gana de abrir o seu próprio negócio. No entanto, nosso país também demanda muitos conhecimentos e energia para vencer a burocracia e superar a elevada concorrência. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo mostrando como empreender no mercado odontológico.

A graduação, em linhas gerais, não prepara os profissionais de saúde para atuarem além da parte técnica de seus ofícios. Os dentistas enfrentam inúmeros desafios ao longo de suas carreiras, mas ter uma mente empreendedora pode ser justamente o que você precisa para ter o sucesso que sempre almejou. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Comece mudando de mentalidade

O primeiro passo para empreender no mercado odontológico consiste em mudar a sua própria mentalidade. Você não aprenderá muitos dos segredos do empreendedorismo na sua faculdade ou mesmo na sua especialização, que deverão ser mais focadas em aspectos técnicos. Porém, uma vez formado, é hora de pensar diferente.

O sucesso no mundo dos negócios depende de atitude e você deve ser parcimonioso, mas sem deixar que pensamentos negativos o atrasem. Perca o medo de arriscar, procure ser adaptável para se moldar a cada situação e não demore a agir. Mentalize coisas boas, tenha a mente aberta e parta para a ação.

Estabeleça o seu público-alvo

Depois de ter mentalidade perfeita para empreender, chegou a hora de usar esse ímpeto junto a decisões racionais, baseadas em informações sobre o mercado local e sua área de atuação. Uma das etapas mais precoces de abrir uma clínica ou consultório consiste na definição do público-alvo, visto que isso direcionará inúmeras decisões.

No entanto, não pense que isso quer dizer que você vá atender apenas a um perfil de pessoas, mas sim que pode se voltar para atender expectativas, anseios e necessidades de pacientes que estarão mais propensos a se consultarem com você. Para isso, avalie sua especialização, o preço dos procedimentos, os locais que demandam certos serviços e assim por diante.

Escolha uma boa localização

A localização é um dos fatores mais preponderantes no sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento e, com o mercado odontológico, isso não é diferente. A posição geográfica do seu consultório é um ponto crucial e, por isso mesmo, você precisa escolher estrategicamente, com inteligência e conhecimento de causa.

O seu endereço profissional deve ser condizente com o seu público-alvo. Afinal, pouco adianta se voltar para serviços mais dispendiosos e ficar em áreas mais modestas, assim como não faz sentido abrir uma clínica popular em um bairro extremamente nobre. No entanto, sempre vale a pena facilitar o acesso, com estacionamentos e proximidade de meios de transporte.

Capriche no ambiente da clínica

Com a localização escolhida e a definição do imóvel no qual você abrirá sua clínica ou consultório, chegou a hora de preparar o local para receber os seus pacientes. Investir em equipamentos é sempre muito importante, pois isso proporciona mais qualidade para os pacientes e traz maior credibilidade para o profissional.

Além disso, também é imprescindível oferecer um lugar agradável para o público, visto que essa é uma iniciativa que ajuda não apenas a atrair novos pacientes, como a fidelizar os mais antigos. Portanto, não abra mão do um ar-condicionado, um filtro com água gelada, cadeiras confortáveis, som ambiente e assim por diante.

Conte com bons colaboradores

Os seus colaboradores são muito importantes para o sucesso no desafio de empreender no mercado odontológico. Quando bem capacitados, eles ajudam na hora de receber os pacientes e funcionam como um verdadeiro marketing pessoal, ajudando na conquista de maior credibilidade e autoridade da clínica no seu ramo.

Você não pode errar na hora da contratação! É importante mirar em candidatos que estejam em sintonia com seus valores, objetivos e missão. Divulgue a vaga disponível em sites especializados ou nas suas redes sociais, analisando criteriosamente os currículos recebidos. Dar preferência a indicações e referências é outra opção para quem não quer errar.

Fortaleça a relação com fornecedores

Dificilmente alguém consegue empreender com sucesso no mercado odontológico sem contar com bons insumos para seus procedimentos e serviços. Mesmo que você tenha uma técnica impecável e domine cada etapa do procedimento, o resultado de um implante, por exemplo, será muito melhor se você utilizar um material de qualidade.

Sendo assim, você não deve abrir mão de priorizar parceiros com a mais alta reputação. Pesquise bastante na internet, converse com outros profissionais e tente falar direto com os representantes da empresa. Além disso, não deixe de entender todos os custos, comparar e conversar com outros dentistas mais experientes.

Use o poder do marketing digital

Pensar em empreender com sucesso nos dias de hoje é sinônimo de saber usar a internet ao seu favor e, por isso mesmo, você não pode deixar de apostar no poder do marketing digital. Esse é um elemento que democratizou muitos segmentos e permitiu que profissionais de qualidade, mesmo sem grandes recursos, conseguissem concorrer com qualquer um.

Trata-se de uma metodologia de propaganda de excepcional custo-benefício, que abre um leque imenso de possibilidades. Além das redes sociais, você pode publicar conteúdos relevantes em um blog ou no seu site oficial. Para os mais desenvoltos, vídeos no YouTube vêm se mostrando uma excelente alternativa.

Tenha paciência e persistência

Por fim, depois de seguir todas essas dicas, você estará pronto para empreender no mercado odontológico. No entanto, isso não quer dizer que as coisas vão acontecer da noite para o dia, especialmente se pensarmos que você está inserido na área de saúde, altamente competitiva e com elevado grau de exigência.

Construir uma reputação requer tempo, embora você possa encurtar muito esse período com os passos que citamos acima. Você precisa cultivar a paciência e ser muito persistente, sobretudo quando os percalços aparecerem. Dessa maneira, quando você menos esperar, sua agenda estará lotada e você fechará o mês com lucro excepcional.

Agora, você já tem os elementos necessários para empreender no mercado odontológico com sucesso. Não perca mais tempo: siga essas dicas e seja um excelente empreendedor!

Gostou de conferir essas dicas de como empreender no mercado odontológico? Então, confira também nosso outro post sobre como se tornar um dentista empreendedor!

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