Marketing e Comunicação

Marketing odontológico: definindo a persona do consultório!

Marketing odontológico: definindo a persona do consultório!

Quando se trata de marketing odontológico, a coisa mais importante que o dentista precisa fazer antes mesmo de começar a pensar nas estratégias de divulgação é traçar o perfil da persona da clínica.

De modo simplificado, a persona nada mais é do que uma representação do paciente ideal.

Embora essa pessoa seja fictícia, seus dados demográficos, hábitos e preferências são baseados em fatos.

Definindo a persona do consultório, o dentista consegue manter o foco no tipo de paciente que deseja atrair, desenvolvendo ações para chegar a essas pessoas. Incrível, concorda?

Nós vamos te ajudar com isso!

Para começar, persona é diferente de público-alvo…

É comum confundir persona com público-alvo, porém os dois conceitos são diferentes. Confira:

Como definir a persona do seu consultório odontológico?

Tudo começa pelos seus pacientes atuais e antigos!

Este é, sem dúvida, o melhor lugar para coletar informações para compor a persona. Afinal, estas pessoas confiaram a você e sua equipe a saúde bucal, o que significa que outras pessoas com características semelhantes devem fazer o mesmo, concorda?

O primeiro passo é criar uma lista de perguntas que fornecerão as respostas necessárias para criar três ou quatro personas.

Questões sobre que tipo de literatura a pessoa aprecia ou em que tipo de casa ela mora podem parecer irrelevantes, mas ajudam a criar uma imagem completa das pessoas que você está tentando atrair com seu marketing.

Quanto mais detalhes, melhor! Vale incluir o que eles gostam de fazer no tempo livre e qual é sua formação educacional, por exemplo.

Propor perguntas de múltipla escolha é uma boa estratégia para que você classifique e use os dados com mais eficiência. Mas vale incluir uma pergunta aberta no final, para permitir que os pacientes expressem suas opiniões gerais sobre sua prática, combinado?

Em seguida, é preciso pensar em como abordar os pacientes.  Serviços como Survey Monkey e Google Forms permitem que você crie e envie pesquisas gratuitamente!

Mais uma coisa: a abordagem faz toda a diferença…

O jeito que você aborda o paciente ao enviar a pesquisa pode aumentar o índice de retornos. Assim, vale agradecer a seus pacientes por escolherem você. E frisar que a ajuda deles é valiosa para que você consiga prestar o melhor serviço possível. Tem mais: garantir que suas respostas sejam anônimas pode motivá-los a participar também!

Uma boa maneira de incentivar os pacientes é oferecer um vale-presente ou outro prêmio, por meio de um sorteio. Neste caso, quem desejar participar terá que fornecer seus dados de contato, mas fica sendo opcional.

Usando os dados coletados

Depois de receber as respostas, é hora de colocá-las em prática. Usando ferramentas analíticas, compile os dados e comece a criar pacientes fictícios com base nos resultados.

Nesta etapa, lembre-se de estar atento à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que estabelece regras para as organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento.

A seguir, todo o marketing deve ser desenvolvido com base nas personas – desde o logotipo e site até os conteúdos gerados para redes sociais e outros canais de comunicação.

Portanto, tudo gira em torno delas! Ah, falando em redes sociais, será que você está usando as redes certas para alcançar suas personas? O TikTok pode parecer promissor, mas pense: sua persona realmente está lá?

Por que a persona é TÃO decisiva no marketing odontológico?

Para e pense: de que vale criar conteúdo para diversos canais, como redes sociais, e-mail marketing, site, blog, etc., e investir em uma identidade visual elaborada se você não está atraindo os Clientes potenciais? Aí está a resposta para a pergunta do título.

Mais sobre marketing odontológico: faça nossos cursos gratuitos!

Entender sobre marketing odontológico é fundamental para o sucesso da clínica.

Existem técnicas como a roda de ouro do marketing, por exemplo, que impulsionam resultados. Esse ciclo é dividido em quatro eixos que o dentista deve realizar: alcançar, conquistar, encantar e fidelizar. A ideia é que, seguindo estes passos, o profissional esteja apto a captar novos Clientes sem perder a atenção dos já fidelizados.

Outro ponto é fazer as ações de marketing sempre de acordo com a lei, já que existem regras específicas para o setor odontológico.

Você vai aprender isso e muito mais no curso Marketing Odontológico da Thaísa Passos, gerente de marketing global da S.I.N. Implant System.

Vale conferir também o curso Excelência em Implantodontia, do dr. Fábio Bezerra, diretor global de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N.

Ambos são gratuitos e online e estão disponíveis no Implantat, nosso hábitat educacional.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

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