Marketing e Comunicação

Conteúdo para redes sociais no mundo da odontologia!

Conteúdo para redes sociais no mundo da odontologia!

Conteúdo para redes sociais é um desafio para você? Então confira algumas dicas!

As redes sociais oferecem uma oportunidade única para o dentista expandir sua base de clientes e, ao mesmo tempo, conscientizar o público sobre questões da odontologia, se posicionando como uma autoridade na área.

Além disso, estas plataformas são um excelente ponto de contato com os pacientes, que, com apenas um clique, ficam a par dos tratamentos e novidades do seu consultório!

Convidamos o dr. Edson Saleme Junior, cirurgião-dentista, fotógrafo profissional e embaixador da S.I.N. Implant System, para explorar o assunto.

Escolhendo a melhor rede.

O dr. Edson indica que todo dentista tenha um Instagram para divulgar seus serviços. “Esta é uma rede muito popular que funciona muito bem no setor da odontologia”, destaca.

Pesquisa recente da Statista revelou que cerca de 99 milhões de brasileiros usam o Instagram diariamente, sendo a terceira rede social mais querida do país. Só estes dados já são suficientes para provar que marcar presença no Instagram é imprescindível…concorda?

Outra rede bastante promissora para o dentista é o TikTok, que reúne um público incrivelmente engajado, formado principalmente pelos usuários da Geração Z (nascidos a partir de 1995) e millennials (nascidos entre 1995 e 2010). Por ali, vale criar uma biografia de perfil divertida, com alguns emojis, adotando uma linguagem que reforce a comunicação com o público mais jovem.

Faça o Instagram trabalhar a seu favor.

Já ouviu falar no algoritmo do Instagram? Este é um recurso interno da plataforma, que funciona segundo as métricas de engajamento, que determinam as publicações que terão maior entrega entre os usuários.

Sabia que uma das coisas que mais contam nesse jogo é a métrica de retenção? Quanto mais tempo o seguidor fica no seu perfil, melhor, pois a própria plataforma se encarrega de gerar um crescimento orgânico de seguidores. “Os carrosséis contando histórias têm, comprovadamente, maior retenção. O simples antes e depois já não é mais tão atraente para quem deseja ganhar amplitude”, alerta o dr. Edson. Esse formato de post no feed chama muita atenção, faça essa aposta!

Seu conteúdo para redes sociais também é vitrine.

Um portfólio funciona como uma coleção de todo o trabalho em andamento na sua clínica.

Sabendo que, atualmente, é cada vez mais comum que os pacientes consultem as redes sociais para escolher um dentista, o dr. Edson destaca que é essencial pensar na sua presença nas plataformas como um portfólio digital.

Ou seja, por lá devem constar informações básicas sobre o consultório, como contato, localização com referências e horários de atendimento, entre outras. Vale postar o resultado de alguns procedimentos, fotos do ambiente e estrutura, além de flashes cotidianos, para aproximar o público do seu dia a dia. Isso gera empatia!

Quanto mais informação, melhor.

Esta é a melhor forma de amenizar as preocupações. É justamente por isso que postagens descomplicando procedimentos, com o passo a passo bem exemplificado, costumam fazer sucesso.

Lembrar também de sempre trazer esclarecimentos sobre como funciona o pós-operatório gera uma tranquilidade maior para os pacientes.  

Aposte em diferentes formatos no conteúdo para redes sociais.

As redes sociais disponibilizam inúmeras ferramentas para produtores de conteúdo. O ideal é que você experimente o que cada recurso tem a oferecer e avalie, com o tempo, o que faz mais sentido para o seu público.

Falando no Instagram, há vários recursos para produção de conteúdo e todos são incríveis para seu consultório odontológico. Conheça em detalhes:

Pensou em fotos? Elas precisam ser bem-feitas!

O sorriso está diretamente ligado à estética e, por isso, a imagem conta muito na odontologia. Portanto, na hora de fotografar resultados, vale lembrar que os seguidores serão diretamente impactados e inspirados por estas imagens.

A princípio, é possível fazer as fotos com o celular mas, com o tempo, pode ser interessante investir em uma máquina profissional.

O mais importante, no entanto, é que o profissional domine as técnicas fotográficas, sabendo as melhores formas de manejar a câmera, os ajustes necessários para a iluminação favorável, bem como as melhores perspectivas.

Ah, e é essencial atentar para algumas especificidades, como, por exemplo, no caso das fotos de antes e depois, que devem ter fundo neutro e ângulos padronizados.

Da mesma forma, é preciso, também, que o dentista se lembre de utilizar um programa para tratamento das imagens. Segundo o dr. Edson, o aplicativo Snapseed, disponível gratuitamente para download nos smartphones, é muito recomendado para iniciantes, por ser muito fácil de ser utilizado. Outra boa opção é o Lightroom, da Adobe, que oferece inúmeros recursos para a edição de imagens.

Aprofundando seus conhecimentos.

No curso “Fotografia para dentistas”, disponível no Implantat, hábitat educacional da S.I.N. Implant System, o dr. Edson explica, com exemplos práticos, as  melhores estratégias para conseguir fotos incríveis no dia a dia do consultório.

Confira o teaser:

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações