Voltar

Tecnologia na odontologia: quais são as últimas tendências do mercado?

Notícias | por: sinimplante

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia na odontologia mudou nos últimos anos? Diversas inovações científicas foram moldando novas formas de se diagnosticar e tratar os problemas odontológicos.

Por isso, é muito importante que os profissionais da área estejam atentos às novidades do setor, pois elas podem ser a solução para alguns desafios enfrentados pelas clínicas.

Se você tem dúvidas e quer entender melhor sobre esse assunto, basta ler este artigo!

Principais benefícios da tecnologia na odontologia

O desenvolvimento digital vem trazendo benefícios em diversos setores do cotidiano humano. Na odontologia não é diferente. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens que a tecnologia proporciona na odontologia!

Uso de softwares de gestão

Um dos principais desafios dos dentistas é conseguir se dividir entre as funções de administrador de empresa e profissional odontológico. Isso é necessário, já que uma clínica é um tipo de negócio.

Por isso, muitos desenvolvedores de softwares se dedicaram em criar soluções que aperfeiçoassem esses processos. É verdade que é possível fazer muitas coisas usando planilhas, mas esse tipo de ferramenta não oferece uma análise de dados inteligente.

Uma das inovações em tecnologia na odontologia é entender que as clínicas geram um volume considerável de dados e que, ao processá-los de forma correta, é possível aperfeiçoar as decisões que serão tomadas.

Ademais, a melhora na gestão da empresa consegue reduzir a taxa de cancelamentos de consultas, pois os pacientes podem ser lembrados dos agendamentos por meio de SMS, por exemplo. Resumindo, não basta organizar os dados da sua clínica, é necessário transformá-los em poderosas ferramentas de comando. Isso já é possível automatizando esses processos.

Aperfeiçoamento do diagnóstico

Pode ser frustrante para o paciente ter que ir a um consultório odontológico apenas para tirar uma dúvida com o seu dentista. Por isso, os profissionais dessa área já entenderam que alguns atendimentos podem ser feitos de forma remota.

Atualmente, a legislação brasileira exige que os atendimentos remotos contem com profissionais de saúde, devidamente qualificados, nas duas pontas da conversa. Contudo, isso não impede que esse mercado se desenvolva, oferecendo soluções de suporte.

Uma reportagem recente mostrou que empresas que atuam nesse setor estão desenvolvendo algoritmos capazes de analisar milhões de exames, ajudando no diagnóstico correto. Em um futuro não muito distante, o cliente enviará seu exame ao dentista que poderá confrontá-lo com o de outros atendimentos de seu consultório, concluindo qual é a doença do seu paciente e, qual é o tratamento que oferece maior taxa de cura. Tudo isso em pouquíssimos minutos.

Melhora no atendimento

As redes sociais deram ao consumidor a possibilidade de se expressar sobre os serviços de uma empresa. Isso fez com que pequenas frustrações com o atendimento se tornassem públicas. Muitos negócios, dos mais diversos segmentos, estão lidando com crises de imagem. Algo que, antigamente, era mais comum às grandes corporações.

A tecnologia na odontologia pode ajudar a sua clínica a prevenir esse tipo de problema de várias maneiras. A primeira delas é analisando os processos de suporte, com o objetivo de identificar falhas. Com essas informações, a clínica pode utilizar bots em redes sociais, como Messenger ou WhatsApp, para responder às perguntas mais simples, como o horário da consulta, cancelamento do procedimento, acesso à tabela de serviços etc.

Isso evita que os pacientes fiquem presos no suporte telefônico, oferecendo também a possibilidade de a equipe dar mais atenção às pessoas que estão na clínica. Além de melhorar a qualidade do trabalho dos colaboradores, esse tipo de iniciativa aproxima o seu negócio de um público acostumado com as redes sociais — e que já não usa as chamadas telefônicas para se comunicar.

Outro ponto importante acerca do atendimento, é a melhoria do treinamento dos seus profissionais. Atualmente, não basta atender bem os pacientes, é necessário encantá-los. Isso contribui fortemente para que a marca consiga transformá-los em divulgadores, ponto importante para o marketing.

Uso de laser para combater cáries

Tratar as cáries pode ser complicado, pois muitos pacientes ainda têm medo do tratamento. E é nesse problema que a tecnologia vem atuando, tentando reverter esse receio. Uma das maneiras encontradas foi o uso do laser para remover cáries.

O laser consegue retirar o tecido cariado do dente, sem que seja necessário desgastá-lo com o uso de brocas. Outra vantagem desse tratamento é que ele é indolor. Portanto, é muito importante ficar atento a essa inovação, já que tudo indica que ela substituirá a atual.

O maior dos empecilhos para o uso progressivo do laser na retirada das cáries é o seu preço. Os custos dessa tecnologia odontológica ainda são muito altos para a maior parte dos pacientes arcar.

Odontologia estética

É fato de que as pessoas estão cada vez mais vaidosas. Por isso, a busca por um sorriso perfeito é uma forte tendência entre os brasileiros. Isso fez crescer a procura por aparelhos dentários, clareamentos e implantes.

Ao mesmo tempo, é importante entender que todos esses procedimentos se tornaram acessíveis à maior parte das pessoas devido ao avanço tecnológico. Os implantes dentários, por exemplo, se tornaram mais seguros e menos dolorosos do que eram antes. Além disso, o aperfeiçoamento dos materiais utilizados tornou o tratamento mais barato.

É verdade que todos esses procedimentos melhorarão a saúde bucal do indivíduo. O que o dentista deve entender é que o fator estético poderá ser a principal motivação de uma pessoa para procurar um consultório e que isso não é ruim. No passado, principalmente, os pacientes só recorriam aos profissionais odontológicos quando sentiam dores.

Prontuário digital

Tablets e smartphones serão cada vez mais comuns no dia a dia dos dentistas. Isso porque já existem empresas que desenvolvem prontuários digitais acessíveis por meio de sites ou aplicativos.

Dessa forma, as informações do atendimento são armazenadas em nuvens, ficando seguras e podendo ser acessadas remotamente. Isso ajuda no compartilhamento de informações entre profissionais que estão em locais diferentes.

Ademais, é possível anexar informações, como exames e radiografias no prontuário, podendo encontrar esses dados com a ajuda de filtros preestabelecidos. Outra vantagem é a possibilidade de assinar digitalmente esses documentos. Em outras palavras, é o fim dos grandes arquivos de papel — que só dificultavam o acesso a esses dados.

Como vimos, a tecnologia na odontologia tem avançado muito e rapidamente, oferecendo melhores soluções para tratamentos, atendimento e administração desses negócios. Assim, facilitando a experiência do paciente e o trabalho do dentista.

Se você gostou dessas novidades e quer continuar bem informado sobre o mercado odontológico, assine nossa newsletter. Assim, podemos enviar uma seleção de artigos, de forma gratuita, para você e todos os nossos assinantes.

Postado em 15 de maio de 2019 as 11:30

por sinimplante em Notícias

POR SINIMPLANTE

Categorias

NEWSLETTER