Temas Técnicos

Scanner intraoral e impressão 3D: entenda como essas ferramentas beneficiam Dentistas e Pacientes

Scanner intraoral e impressão 3D: entenda como essas ferramentas beneficiam Dentistas e Pacientes

Impressão 3D e scanner intraoral: certamente você já ouviu falar nesses dispositivos tecnológicos que vêm revolucionando os tratamentos odontológicos. E, ainda bem! Com essas ferramentas, o Dentista consegue realizar um planejamento mais preciso e eficaz, alcançando resultados cada vez mais satisfatórios. O Paciente, por sua vez, tem mais conforto nos procedimentos e acaba tendo preferência pelas clínicas que oferecem esses serviços. Tem mais: fazendo uma comparação entre o fluxo de trabalho digital e o fluxo de trabalho analógico, é notório o ganho expressivo de tempo no processo digital. Isso porque o escaneamento digital da boca de um Paciente leva, em média, cinco minutos. E isso é incrível, pois o tempo é um ativo valioso na rotina de todo Dentista!

Convidamos o Dr. Sergio Lago, Doutor em Periodontia e Ambassador S.I.N. Implant System, para explorar mais o assunto.

Scanner intraoral: entendendo porque vale o investimento!

Existem várias marcas e tipos de scanners odontológicos e, apesar de serem distintos em algumas de suas características, o que todos têm em comum é que esses dispositivos eliminam a necessidade de impressões analógicas e enceramentos, bem como os processos convencionais de fabricação manual associado a restaurações de cerâmica pura.

Como resultado, o Dentista consegue obter imagens 3D precisas – (às vezes, em apenas alguns segundos!) – garantindo o conforto dos Pacientes, já que a ferramenta dispensa a colocação de materiais para serem moldados na boca do Paciente. 

Portanto, o Dentista que tem o scanner intraoral acaba tendo um enorme atrativo para o consultório.

Conheça o Medit

No portfólio da S.I.N. Implant System, disponibilizamos o scanner intraoral Medit, que está entre os mais avançados do mercado e é referência mundial em precisão e facilidade de uso clínico. 

Os scanners Medit i600 e i700 são portáteis e compatíveis com o sistema iOS, equipados com ponteiras que giram em 180º, facilitando o escaneamento até mesmo nos pacientes com abertura de boca reduzida. Eles permitem a criação de modelos, provisórios, unitários e múltiplos, além de placas de bruxismo. 

Impressão 3D: um universo de possibilidades

Na Odontologia, a impressão 3D permite a criação de peças adaptadas às necessidades e morfologia de cada Paciente, abrindo ampla possibilidades para profissionais de clínicas odontológicas e laboratórios. Geralmente, esse processo anda de mãos dadas com outras soluções digitais, como as novas ferramentas CAD e os scanners intraorais.

Algumas das soluções possíveis com o uso da tecnologia é a impressão de coroas e pontes temporárias, altamente precisas, a partir da impressão 3D em resina. Inclusive, a tecnologia está se tornando cada vez mais popular porque permite uma produção mais econômica e rápida do que os processos de fresagem tradicionais. 

Agora vale citar também os “alinhadores”, dispositivos usados ​​para prevenir ou corrigir disfunções na arcada dentária. O processo de produção dessas peças começa com um escaneamento da boca do Paciente, depois se utiliza um software CAD. Após, o arquivo é exportado para a impressora 3D, para que a peça seja impressa em resina.

Impressão 3D e os incríveis guias cirúrgicos

Um uso da impressão 3D particularmente valioso para a Odontologia é o guia cirúrgico para implantes dentários, utilizado nas cirurgias guiadas. Este é um dos mais recentes avanços da área. Basicamente, o guia é um dispositivo projetado para ser colocado diretamente nos dentes do Paciente. Além disso, apresenta uma abertura que permite que o implante seja posicionado no lugar,  no ângulo e profundidade corretos. 

Ou seja, com o auxílio do guia cirúrgico, os implantes dentários são colocados de forma milimetricamente precisa. 

Ah, vale destacar que esse método oferece cerca de três vezes mais precisão com relação ao método tradicional de colocação do implante.

Em resumo…

O planejamento digital do implante, com o uso de ferramentas como o scanner intraoral e a impressão 3D, permite o diagnóstico preciso do local do implante e a visualização digital da restauração final. Os benefícios clínicos adicionais incluem menor tempo cirúrgico e taxa reduzida de complicações, o que leva a uma maior aceitação do Paciente. 

E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.

Outras publicações