Não categorizado

Saúde bucal na adolescência: conheça os problemas mais comuns

A adolescência é um período de transformações e aventuras. Afinal, durante essa fase, os jovens passam  pelas experiências mais desafiadoras e importantes de suas vidas. No entanto, por certa preguiça e falta de atenção, frequentemente eles deixam de cultivar os hábitos diários de higiene oral.

Para falar sobre a saúde bucal na adolescência e os problemas mais comuns, convidamos a Dra. Cindy Dodo, Cirurgiã Dentista, Doutora em Reabilitação Oral e Embaixadora da S.I.N. Implant System.

Cáries dentárias

A ingestão frequente de alimentos açucarados, que costuma acontecer entre os adolescentes, pode causar cáries dentárias. Isso porque o açúcar é convertido em ácido pelas bactérias presentes na cavidade bucal e a substância agride e enfraquece os dentes. Alguns sinais de cárie podem incluir sensibilidade ou dor ao mastigar; forte dor de dente; inchaços gengivais e presença de orifícios nos dentes. Na presença desses sintomas, é preciso procurar o Dentista.

Problemas Ortodônticos

Não é incomum que os adolescentes precisem lidar com dentes desalinhados, tortos, irregulares, deformados ou espaçados. Mas quanto mais cedo esses problemas ortodônticos forem tratados, melhor. Para aqueles que já usam aparelhos dentários, a higiene oral adequada é fundamental. E, nesses casos, as consultas odontológicas regulares são ainda mais cruciais.

Problemas com os dentes do siso

Às vezes, não há espaço suficiente para acomodar os dentes do siso. Isso porque eles não rompem totalmente e ficam presos nas gengivas ou aparecem inclinados ou desalinhados. Isso faz com que sejam mais difíceis de limpar, o que pode favorecer o acúmulo de bactérias nocivas, placas e tártaro. Na ausência de bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista, o problema pode se agravar de forma rápida.

Descoloração dos dentes

Vários fatores contribuem para a descoloração dentária. Tabagismo e maus hábitos alimentares são alguns dos mais comuns entre os adolescentes.  Vale lembrar que fumar pode causar manchas escuras nos dentes que só são removidas por meio de limpezas dentárias no consultório. E a ingestão frequente de bebidas açucaradas também pode provocar manchas nos dentes, além de causar a erosão do esmalte.

Uso de piercings

Os piercings nos lábios ou na língua, que fazem muito sucesso entre os jovens,  podem causar infecções e sangramentos na boca. Por isso, os cuidados com a higienização da joia são fundamentais e uma visita ao Dentista antes da colocação do piercing é sempre recomendável, para orientações sobre assepsia.

E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.