Planejamento de implantes é fundamental para o desafio de atender às expectativas do paciente
Um planejamento de implantes bem feito permite identificar possíveis riscos, aumentar as chances de sucesso, dar maior previsibilidade no procedimento odontológico e, assim, alinhar as expectativas do paciente. Continue a leitura para saber como vencer esse desafio.
A prótese dentária é a peça central na hora de planejar
O ideal é que a primeira avaliação da cirurgia seja focada na prótese dentária. Ela influenciará na escolha dos implantes dentários e dos processos cirúrgicos para alcançar a expectativa do paciente. Caso o implantodontista não tenha conhecimento necessário em próteses, é melhor contar com o acompanhamento de um protesista para ter uma avaliação correta para o planejamento de implantes.
Anamnese e exames para o planejamento de implantes
É importante conhecer o estado de saúde do paciente. Faça a anamnese, pergunte se ele fez ou está fazendo algum tratamento, se toma medicamentos e se tem algum problema de saúde. Os exames antes da cirurgia são outro passo importante no planejamento de implantes. Exames laboratoriais, como o de sangue, ajudam a traçar melhor os procedimentos da cirurgia e são importantes até para questões do pós-operatório, como a cicatrização.
Tomografia e outros exames de imagem para o planejamento de implantes
Os exames de imagem permitem fazer um planejamento de implantes melhor. Porque o implantodontista consegue ver qual será o implante dentário mais adequado para cada caso, além de saber se o paciente precisará de enxerto ósseo no local ou não. Atualmente, as diferentes formas de tomografia são essenciais no pré-operatório, pois oferecem uma visão tridimensional (3D) do local. Assim, o cirurgião-dentista consegue ter uma boa ideia de todas as estruturas vitais presentes na boca do paciente.
Planejamento de implante ajuda a evitar erros na cirurgia
Durante o processo cirúrgico, as chances de o implantodontista perfurar um nervo ou uma veia da boca do paciente aumentam, caso o planejamento de implantes não tenha sido feito com cuidado. O desafio do dentista é conhecer bem as estruturas bucais, o espaço, a posição que o implante e a prótese dentária ocuparão, e assim, diminuir os riscos de que algo saia diferente do programado.
Planejamento de implante também é importante para o pós-cirúrgico
O planejamento de implantes ajuda a minimizar as chances de corrigir algo depois. Logo nos primeiros exames do pré-operatório, o implantodontista já consegue saber se o paciente tomou ou toma algum medicamento que possa influenciar na cicatrização. Além disto, também é possível saber quais os cuidados devem ser indicados para o paciente ter uma recuperação completa
Veja também