O medo de sentir dor e o temeroso barulho do “motorzinho” pode fazer com que alguns Pacientes fiquem receosos quando vão ao Dentista.
Conhecida como odontofobia, a sensação é comum e atinge mais de 60% da população mundial, segundo pesquisa realizada pela Dentavox.
Mas sabia que você, como Dentista, pode lançar mão de algumas estratégias para amenizar o problema? Convidamos a Dra. Cindy Dodo, especialista em Implantodontia, doutora em Reabilitação Oral e Embaixadora da S.I.N. Implant System, para dar dicas sobre o assunto!
Receba bem o seu Paciente
O processo de tranquilizar seus Pacientes deve começar já na recepção. Uma equipe bem treinada estará preparada para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor. Com as técnicas adequadas, o Paciente sentirá conforto e segurança no consultório.
Outra dica valiosa é investir em uma sala de espera aconchegante, já que, muitas vezes, a ansiedade está relacionada ao “típico ambiente hospitalar”. Assim, vale a aposta em uma decoração mais neutra, com opções de entretenimento, como TV, revistas e sonorização. Também é interessante disponibilizar café e água, além de água saborizada – que costuma fazer o maior sucesso. Vale se atentar também para que a sala de espera esteja isolada dos ruídos emitidos pelos equipamentos odontológicos. São pequenos detalhes que contribuem para proporcionar bem-estar e acalmar os Clientes, com naturalidade!
Informação que faz toda a diferença
A informação também é uma forte aliada contra a odontofobia. Uma das melhores formas de oferecer alívio a seus Pacientes é explicar com calma todo o procedimento e mostrar exemplos de casos semelhantes ao que ele vai se submeter, sempre que possível. Também é importante conversar e compreender as causas prováveis da fobia e, com paciência e empatia, atuar no sentido de minimizar o medo.
Identificando os sinais do Paciente
Além disso, o Dentista precisa estar atento e respeitar o tempo do Paciente, aguardando para que ele fique relaxado para começar o procedimento, fazendo pausas, sempre que for necessário. Por isso, é importante reservar um tempo maior para o atendimento de Pacientes com odontofobia.
Também é essencial lembrar que, muitas vezes, os Pacientes com fobia sentem vergonha e tentam disfarçar o medo durante o atendimento. Nesses casos, o Dentista deve saber interpretar alguns sinais que indicam desconforto, como transpiração excessiva, mãos trêmulas e voz embargada.
Inclusive, entender não só o que o Paciente fala, mas também seus gestos e comportamento, é importante não só no momento de detectar a fobia. Essa habilidade é relevante durante o processo do atendimento, já que, assim, você conseguirá identificar quaisquer desconfortos e pausar o procedimento, caso seja necessário.
Aposte nas técnicas de relaxamento
Existem diversas técnicas simples possíveis de aplicar no consultório para ajudar os Pacientes a ficarem mais tranquilos e confiantes durante o atendimento. Entre elas, estão os difusores de aromaterapia com óleos essenciais, como os de lavanda, capim limão e hortelã, todos com alto poder relaxante.
Além disso, existem técnicas respiratórias rápidas e eficazes que aliviam a ansiedade e podem ser ensinadas para o Paciente. No mais, uma música ambiente relaxante sempre é muito bem-vinda!
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