Temas Técnicos

Implantes curtos ou estreitos: quais são as recomendações para cada solução? 

Implantes curtos ou estreitos: quais são as recomendações para cada solução? 

Os implantes curtos e estreitos são excelentes alternativas para casos clínicos onde há espaços interdentais limitados e reduzida disponibilidade óssea vertical na maxila e na mandíbula.

Ou seja, eles têm como principal indicação a possibilidade de evitar técnicas cirúrgicas invasivas, nas situações em que o Dentista encontra desafios na anatomia do Paciente que impedem a colocação de implantes convencionais.  

Em geral, os implantes curtos podem ser uma solução viável para áreas com limitação óssea alveolar. 

Os implantes estreitos podem ser utilizados em diversas situações onde existe altura e espessura óssea reduzida, principalmente em regiões anteriores, onde frequentemente existem espaços escassos e um maior apelo por estética.  

Além disso, em casos onde há irregularidades de superfícies e acidentes anatômicos, a utilização de implantes estreitos é indicada e, inclusive, este dispositivo pode ser instalado onde a distância horizontal entre os dentes ou implantes adjacentes é menor que a considerada ideal. 

Acima de tudo, os implantes curtos e estreitos são alternativas muito eficazes que proporcionam mais conforto ao Paciente.

Convidamos o Dr. Sergio Lago, Implantodontista, Mestre em Periodontia e Ambassador da S.I.N. Implant System, para explorar esta importante categoria de implantes.

Características dos implantes curtos e estreitos

Os implantes curtos não são apenas menores em comprimento, mas também têm uma espessura maior para compensar a falta de altura nas regiões em que são aplicados. Essa abordagem mais robusta garante estabilidade e suporte adequados, essenciais para o sucesso a longo prazo do tratamento.

Com tamanhos que variam de 4 mm a 6 mm, esses implantes proporcionam uma solução para regiões com altura óssea reduzida, representando uma vantagem significativa ao evitar a necessidade de enxerto ósseo. 

Quando corretamente indicados, o uso de implantes curtos apresenta vantagens em relação às cirurgias para enxertos ósseos, como  menor tempo de tratamento, menor desconforto para o Paciente assim como um menor custo. 

Tem mais: o uso de implantes curtos em áreas com reabsorções ósseas avançadas diminui o risco de perfurações sinusais, de lesões do nervo mandibular ou mentoniano e até o risco de lesar raízes de dentes adjacentes (MISCH, 2006). 

Já os implantes de diâmetro estreito têm sua plataforma reduzida e são indicados para situações clínicas de substituição de dentes com um pequeno diâmetro cervical, diminuição interradicular óssea ou crista alveolar menos espessa, em áreas onde as dimensões do rebordo alveolar são limitadas, como na maxila, principalmente quando há falta congênita de um elemento dentário e em casos de falta de espaço suficiente para implantes convencionais (como nos incisivos mandibulares e pré-molar superior) (DAVARPANAH et al. 2000), ou ainda quando as cirurgias prévias para aumento ósseo não obtiveram sucesso.

Conhecendo os implantes curtos e estreitos da S.I.N. Implant System

Unitite Compact

O implante Unitite Compact, da S.I.N. Implant System, destaca-se como uma opção versátil e eficaz para casos que apresentam reduzida disponibilidade óssea vertical, tanto na maxila quanto na mandíbula. Sua estrutura robusta e características específicas contribuem significativamente para a praticidade clínica e o sucesso em procedimentos complexos.

Praticidade Clínica

Especialmente indicado em situações em que a disponibilidade óssea vertical é limitada, essa versatilidade simplifica o tratamento em casos desafiadores.

Previsibilidade em Procedimentos Complexos

Uma das características distintivas do Unitite Compact é sua capacidade de minimizar ou até mesmo eliminar a necessidade de cirurgias complexas para aumento ósseo. Isso resulta em maior praticidade para o profissional e, ao mesmo tempo, oferece uma abordagem menos invasiva ao Paciente.

Alto Desempenho e Resultado Eficaz

Proporciona alta estabilidade e resultados previsíveis, mesmo em casos com altura óssea significativamente reduzida. Essa característica é essencial para a reabilitação oral bem-sucedida aos Pacientes com desafios específicos de anatomia óssea.

Ângulo Interno 

Outro diferencial é o ângulo interno de 4 graus do implante. Essa especificidade técnica não apenas permite excelente estabilidade protética, mas também contribui para a longevidade do implante.

Indicações de uso clínico: 

4,0 – Molares superiores e Inferiores.
5,0 – Molares superiores e Inferiores.  
6,0 – Molares superiores e Inferiores.

Unitite Slim

Concebido para regiões limítrofes onde há pouca disponibilidade óssea e base protética diminuída. 

Procedimento com mais conforto

Com apenas 2,9 mm de diâmetro, o Unitite Slim foi desenvolvido para dar conforto às reabilitações em áreas estreitas e espaços interdentais limitados, assim como regiões de incisivos laterais superiores e incisivos inferiores.

Mais segurança

Por ter uma dimensão reduzida o Unitite Slim protege estruturas bucais vitais e sua vascularização. É mais segurança ao Paciente!

Microrroscas cervicais exclusivas

Com conexão Cone Morse e microroscas cervicais, o Unitite Slim previne saucerizações e fraturas, além de ter o processo de osseointegração otimizado por uma camada ultra fina de hidroxiapatita na sua superfície.

Indicações de uso clínico:

2,9 – Incisivos laterais (superior e inferior) e centrais inferiores. 

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações