Planejamento e Gestão

Dicas para evitar que os Pacientes faltem às consultas 

Dicas para evitar que os Pacientes faltem às consultas 

O Paciente tem um horário marcado e não aparece. Está certo que circunstâncias imprevistas e simples esquecimentos podem ser a origem da falta e, infelizmente, não dá para eliminar completamente o problema, que impacta a organização financeira do Dentista e prejudica outros Pacientes. As dicas para evitar que os Pacientes faltem nas consultas são nosso tema de hoje. Contamos com a ajuda do dr. Paco Fazito, especialista em Endodontia, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System. 

Por que os Pacientes faltam nas consultas?

Os motivos são múltiplos, mas sabia que, em muitos casos, o Paciente simplesmente esquece da consulta?  Principalmente quando o horário é reservado com muita antecedência…ah, e quando se trata de atendimento de rotina, a falta muitas vezes ocorre porque a pessoa não está sentindo qualquer dor ou incômodo. 

No mais, tem aqueles casos onde ocorrem imprevistos, como quando o Paciente ou algum familiar adoece por algum motivo ou então surge um compromisso urgente justamente na mesma hora e dia da consulta…  

Antes de tudo, explique os impactos da falta para o Paciente

Logo na primeira consulta, é importante que o Dentista explique para o Paciente que, caso ocorra alguma situação adversa, é preciso avisar com antecedência, pois uma falta de última hora pode ser prejudicial para outros Pacientes que precisam do horário em questão e ocasiona perdas financeiras para o consultório. 

É importante também que o Cliente saiba que sua agenda de Dentista é preenchida rapidamente e com bastante antecedência. Enfatize que, se ele não avisar sobre a falta com antecedência, terá que esperar um pouco pela consulta remarcada.

Importante: o segredo aqui é falar com empatia e delicadeza, para que o Cliente não se sinta pressionado ou desconfortável com relação a isso, combinado?

Reforce se o tratamento é necessário ou urgente

Convenhamos, as consultas odontológicas não estão no topo da lista de prioridades de todos! Por isso, quando os Pacientes são instruídos sobre os motivos pelos quais o tratamento é essencial e por que a frequência dos atendimentos deve ser respeitada, é mais provável que eles compareçam e concluam seu atendimento odontológico prontamente. Antes de agendar uma consulta, certifique-se de explicar em detalhes o tratamento e reforçar sua necessidade.

Anota aí: esta é uma das melhores formas de conquistar Pacientes leais a longo prazo e reduzir faltas.

Aposte em lembretes de agendamento amigáveis

O dia a dia é agitado e as pessoas podem esquecer seus compromissos no último minuto. Por isso, vale enviar mensagens personalizadas com base na preferência dos pacientes para garantir seu comparecimento. Isso pode ser feito pelo Whatsapp, SMS ou mesmo por e-mail. 

No mais, é essencial manter contato com seus Pacientes confirmando a consulta com um ou dois dias de antecedência. Até porque, fazendo isso, você pode encaixar algum Cliente que esteja na lista de espera, caso haja desistência.

É claro que, para que esse processo seja feito de maneira eficaz, é necessário que o consultório tenha sua agenda bem organizada. Além disso, do ponto de vista da gestão empresarial, quando o Dentista tem acesso a métricas de faltas de Pacientes isso ajuda na maior previsibilidade sobre os gastos e lucros da clínica.

Para entender melhor como uma boa organização impacta positivamente a gestão da clínica odontológica, confira post sobre o tema, clicando aqui.

Aposte em um tratamento humanizado

Sabia que algumas pessoas podem desmarcar consultas por nervosismo, ansiedade ou desconforto com relação aos procedimentos odontológicos? Por isso, a odontologia humanizada deve ser sempre colocada em prática. 

Ao entender a história do seu Paciente, bem como suas necessidades e preocupações, é possível desmistificar muitas questões que envolvem o tratamento. E, dessa forma, garantir que desmarcações por insegurança sejam evitadas. Para isso, o dr. Paco destaca que é preciso agir sempre com base no diálogo e transparência. Ah, essa aproximação empática com seus Clientes tem uma capacidade de fidelização muito grande e traz ótimos resultados!

Incentive os Pacientes a pagar antecipadamente

Os Pacientes que pagam antecipadamente são mais propensos a manter suas consultas. Afinal, o pagamento é uma forma de compromisso e funciona como um incentivo para o comparecimento. Que tal oferecer um desconto para pagamentos antecipados? Assim, você torna essa opção vantajosa para os dois lados!

‍Demonstre apreço aos Pacientes

Esta última dica pode soar como senso comum, mas às vezes as melhores soluções são simples e estão bem na nossa frente. Agradeça cada Paciente por comparecer à consulta e ser um membro valioso da sua família odontológica. Expresse de forma afetiva e sincera o quanto eles significam para você. Isso faz com que os Pacientes se sintam valorizados e evitem desmarcações.

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