Temas Técnicos

Conhecendo os fatores de risco para a peri-implantite

Conhecendo os fatores de risco para a peri-implantite

Uma coisa é certa: a peri-implantite é a maior causa de perda de implantes dentários. Esse é um processo inflamatório, causado por infecção, na área ao redor do implante dentário, atingindo os tecidos da gengiva e do osso. A origem disso tudo está no mesmo problema que causa a perda do dente: o acúmulo de biofilme bacteriano. 

Clinicamente, a peri-implantite é caracterizada e diagnosticada pela presença de edema da mucosa e vermelhidão, sangramento e/ou supuração à sondagem,  além de profundidade de bolsa aumentada aos implantes, recessão da mucosa e perda de suporte ósseo ao redor do implante.

Vamos abordar os fatores de risco para a peri-implantite, com a ajuda do Dr. Sergio Lago, Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System.

Tabagismo

As substâncias tóxicas presentes no cigarro causam danos às células da boca e diminuem a resposta imunológica do organismo, deixando o Paciente tabagista mais propenso à peri-implantite. Inclusive, existem vários estudos que identificaram que a nicotina tem propriedades que podem prejudicar a cicatrização de feridas. Fumar também diminui o fluxo sanguíneo na área de gengivas e ossos ao redor dos implantes, além de acarretar no aumento de biofilme bacteriano na boca.

Diabetes

O metabolismo ósseo e mineral são alterados em pacientes diabéticos e, além disso, estes Pacientes costumam ter uma resposta mais lenta do organismo para a cicatrização de feridas, o que é frequentemente associado à doença microvascular e diminuída resposta a infecções. Portanto, essas pessoas são mais suscetíveis à peri-implantite em comparação com os não-diabéticos. Por isso, é fundamental que o Paciente diabético realize consultas regulares com o endocrinologista, a fim de manter a doença sob controle.

Má higiene oral

É fato que o sucesso do implante depende, entre outros fatores, de uma higiene bucal perfeita, que tem importante impacto na saúde peri-implantar. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, a má higienização dos dentes é a responsável pelo acúmulo de biofilme bacteriano que causa a peri-implantite. Portanto, é importante ressaltar a importância de manter bons hábitos de higiene bucal para os pacientes. Muitas vezes, algumas pessoas acreditam erroneamente que o implante não requer os mesmos cuidados que um dente natural devido à sua natureza artificial. O que é um tremendo equívoco.

Histórico de periodontite

Pacientes que já tiveram periodontite podem apresentar uma taxa aumentada de falha dos implantes, assim como uma maior perda óssea marginal, e são mais propensos à peri-implantite.

Como prevenir a peri-implantite?

Após a colocação dos implantes, é fundamental que o Paciente faça visitas regulares ao Dentista, que vai determinar a frequência ideal para cada caso. Sem dúvida, a melhor forma de evitar o surgimento da peri-implantite é a prevenção, e no caso em que a doença já se instalou, um tratamento será mais fácil quanto mais cedo for detectado.

E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.

Outras publicações