5 passos fundamentais para vender tratamento odontológico
1. Apresentação – explicar bem o procedimento para o paciente é a chave para ele concordar com o tratamento proposto. Pois é quando você esclarece as possíveis dúvidas, reforça a necessidade de realizar o procedimento, os benefícios de fazer o mais rápido possível e eventuais desvantagens em adiar que consegue convencer o paciente. Dicas:- Fale sobre o que causou o problema;
- Explique de forma clara e objetiva como será o tratamento;
- Defina quais são as fases e quanto tempo demoram;
- Detalhe os benefícios do tratamento;
- Use termos que facilitem a compreensão.
- Estude previamente possíveis formas de pagamento que sejam boas para os dois lados;
- Justifique o custo do procedimento pelo grau de complexidade e uso de materiais de qualidade;
- Entregue ao paciente por escrito as etapas previstas para o tratamento com a indicação do que será feito em cada uma de forma clara, bem como os valores. Dessa maneira, ele dificilmente se esquecerá dos argumentos que você apresentou e da importância do tratamento.
- Ligue ou envie mensagem caso o paciente não entre em contato no prazo combinado para dar a resposta;
- Pergunte se há dúvidas;
- Relembre o paciente da importância de fazer o tratamento indicado;
- Tente entender o que está impedindo que ele concorde para então argumentar e tentar fechar o acordo;
- Se o problema for o valor, avalie se é possível oferecer uma condição mais favorável.
- Repasse todos os pontos, tanto do tratamento quanto dos valores e da forma de pagamento;
- Alinhe as expectativas do paciente com o resultado que o tratamento vai proporcionar de fato;
- Esclareça qualquer dúvida que ainda possa existir;
- Agende o início do tratamento e, se possível, as próximas etapas para que o paciente se programe com antecedência.
- Defina para si mesmo um tempo para entrar em contato novamente;
- Ao entrar em contato, demonstre preocupação com a recuperação do paciente, tente saber se tudo está correndo conforme o esperado;
- Recomende um prazo de retorno para uma avaliação.