Marketing e Comunicação

Como melhorar a retenção de pacientes no seu consultório?

Como melhorar a retenção de pacientes no seu consultório?

Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, afirma que conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter um atual. Entende agora o porque é tão importante trabalhar para reter seus Pacientes? Sem exagero, são eles os grandes responsáveis pelo sucesso do seu consultório.

Convidamos o Dr. Felipe Borba, Mestre em Implantodontia e Consultor Científico da S.I.N. Implant System, para dar dicas valiosas sobre retenção de Clientes.

Acima de tudo, pratique um atendimento humanizado

A forma como os Clientes são tratados têm um peso enorme na hora de eles decidirem se vão ou não retornar ao seu consultório odontológico. Por isso, é essencial que os Pacientes sejam atendidos com máxima empatia e humanização, desde a recepção até chegar à cadeira do Dentista.

O principal aqui é o diálogo e a escuta, ou seja, o Dentista precisa estar aberto para ouvir as dúvidas e questões de seus Pacientes com paciência e acolhimento, tendo a preocupação de fornecer os devidos esclarecimentos da forma mais didática possível.  

Além disso, é importante evitar atrasos pois isso pode produzir um “efeito cascata”, que é quando um atraso acaba atrapalhando o horário do atendimento do Paciente seguinte.

Após os procedimentos, esteja em contato com o Paciente

Outro ponto que faz com que os Clientes se sintam mais próximos do Dentista e contribui para sua retenção é praticar uma comunicação constante com eles após o tratamento, para saber se existem dúvidas com relação ao procedimento e dar as orientações que forem necessárias. 

As ferramentas digitais são grandes aliadas nesse sentido. O Whatsapp, por exemplo, é prático e ajuda demais na manutenção desses contatos. Vale também mandar mensagens no dia do aniversário do Paciente e lembrá-lo de que é hora de marcar uma consulta.

Proporcione um ambiente acolhedor e agradável

Um ambiente agradável, além de deixar os Clientes mais tranquilos e menos ansiosos, cria um sentimento positivo e funciona como um convite para seu retorno. Que tal  apostar em uma decoração neutra e disponibilizar itens como TV, revistas e jornais para os Pacientes?

Água saborizada, café e chás são sempre bem vindos. Outra dica é deixar difusores de óleos essenciais, que vão deixar a atmosfera mais relaxante e atraente. Música ambiente também não pode faltar e dá para colocar tanto na área de recepção como na sala de atendimento.

De forma geral, uma boa música para o consultório odontológico tem ritmos mais lentos, sem batidas aceleradas e repetitivas. Canções mais harmoniosas, de gêneros como o clássico, MPB, Bossa Nova e Blues, ajudam a aliviar o estresse dos pacientes e tornam a experiência mais positiva e acolhedora.

Sempre em um volume mediano, nem tão baixo e nem tão alto, para a melhor experiência possível. Ah, vale também pedir a opinião dos Pacientes, eles podem ajudar você a encontrar o repertório perfeito!

Acima de tudo, uma clínica odontológica deve ser funcional e profissional, mas o mais importante, acolhedora, para gerar confiança e um sentimento de segurança em seus Pacientes.

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