Planejamento e Gestão

Como calcular a hora clínica e usar a favor do seu negócio

Como calcular a hora clínica e usar a favor do seu negócio

Você certamente já ouviu falar na hora clínica que nada mais é do que o valor mínimo que o Dentista precisa cobrar pela sua hora de trabalho. Por isso, calcular e usar a favor do seu negócio, portanto, é essencial para todo Dentista empreendedor.

Fique sabendo: a hora clínica, também conhecida como honorário odontológico, serve para precificar desde avaliações simples até procedimentos de maior complexidade, como os cirúrgicos. 

Acima de tudo, é peça fundamental para o equilíbrio financeiro do consultório, assim como para a conquista de maior lucratividade. Contamos com a ajuda do dr. Samuel Aguiar, Implantodontista e embaixador da S.I.N. Implant System, para explorar mais o tema.

Como calcular a hora clínica?

É supersimples fazer o cálculo: basta dividir os gastos fixos pelas horas trabalhadas.

Para que esta conta tenha o resultado mais assertivo possível, você deve ter todos os seus gastos fixos (água, luz, folhas de pagamento, internet) tabelados. Não esqueça de elencar todos os impostos que você paga por mês. Se houver algum tributo anual, divida o valor por 12 para chegar no custo mensal dele.

Também deve estar na planilha de gastos fixos o pró-labore, ou seja, o valor do salário mensal que você vai obter, após pagar todas as despesas. Se você quiser retirar R$ 3.000, por exemplo, inclua esta entrada como despesa fixa.

Feito tudo isso, vamos supor que sua clínica tenha R$ 9.000,00 em gastos fixos e você trabalhe 44 horas por semana, logo, 176 horas por mês. 

Ou seja, dividindo 9.000 por 176, o valor da hora clínica é de R$ 51,13. Legal, mas e agora? Entenda que este é o valor mínimo a ser cobrado para a sustentabilidade do negócio.

Agora, ajuste a sua margem de lucro 

A margem de lucro é o valor que sobra após você definir quanto custa sua hora. Se não estipular esta margem, você estará trabalhando somente para cobrir custos. Ela pode ser de 10, 20 ou 30 por cento, por exemplo. 

Então, se você busca uma margem de lucro de 20%, sua hora clínica precisa ser de R$ 61,35. Deu para entender? É por tudo isso que, com a definição da hora clínica, você estará dando o primeiro passo rumo à maior lucratividade!

Revisão de valores: a base é a hora clínica

Por mais que você queira manter seus serviços acessíveis, é fundamental que os preços praticados atendam às necessidades da sua clínica odontológica. 

Sabemos que com o custo de vida sempre aumentando, existem impactos, como elevações salariais dos Colaboradores e aumento dos custos de fornecedores. Ou seja, se você não ajustar os preços periodicamente, os resultados financeiros podem ser decepcionantes. E, para realizar esse ajuste, saber o valor da hora clínica torna-se, mais uma vez, fundamental, pois é o ponto de partida para aumentar valores.

Nessas horas, é preciso sempre levar em conta a demanda de tempo, os suprimentos e materiais necessários, a mão de obra envolvida e o movimento do mercado. 

Ah, e é bom comunicar os Pacientes sobre os motivos para ajuste nos valores, enfatizando seu desejo de oferecer o melhor atendimento possível, com empatia e transparência.

Conheça outras variáveis

Além dos gastos fixos, precificar a hora de serviço deve levar em conta outras variáveis, a começar pelos custos do consultório com materiais odontológicos, investimento em equipamentos e treinamentos, etc. Também não devem ser deixados de lado a localização do consultório (já que cada localidade acarreta em custos específicos) e todo know how e background do profissional. Tem mais: é sempre interessante fazer networking e saber os valores que a concorrência tem praticado. Mas, nessas horas, não dá para pensar em comparações sem fundamento, beleza? Obviamente, cada clínica é um universo e, como tal, tem suas particularidades. Por fim, vale lembrar que o valor do seu trabalho deve estar alinhado com o seu público-alvo. Por isso, é importante ter um plano de marketing previamente estabelecido, com a definição do perfil dos Clientes

Para   fechar, o dr. Samuel recomenda: “pense sempre a longo prazo e cultive uma reserva de emergência, afinal, a economia e o mercado têm forte instabilidade e é preciso estar preparado!”. 

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