Você sabia que a técnica de Socket Shield é, ainda, um universo inexplorado para muitos implantodontistas? Porém, o método, indicado para manter a preservação da arquitetura e margem óssea, vem sendo cada vez mais difundido e está despertando a curiosidade e interesse de toda a comunidade odontológica, em função dos benefícios e resultados únicos que proporciona.
Nesse sentido, podemos dizer que é uma alternativa eficiente para intervenção nos procedimentos de remodelação e reabsorção óssea, em áreas estéticas. Isso porque na Socket Shield ocorre a preservação da metade vestibular da raiz do dente comprometido, que passa a funcionar como um escudo contra a reabsorção e remodelação óssea, ajudando a manutenção tecidual ao redor do implante dentário.
Bacana, né? Chegou a hora de desmistificar, então, esse tratamento altamente eficaz. Para nos ajudar, contamos com a consultoria do Dr. Fábio Guerra, mestre em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System:
O que é o Socket Shield?
Basicamente, é uma técnica de preservação alveolar e de contorno gengival nas áreas aparentes do sorriso. Ela consiste na execução da Terapia de Extração Parcial (PET) e colocação do implante de carga imediata, sendo ambos os procedimentos realizados na mesma cirurgia.
O objetivo é manter o conjunto de tecidos em torno dos dentes saudáveis, assim como a tábua óssea vestibular intacta. Ou seja, as intervenções na cavidade bucal são mínimas!
E sabe por que é tão interessante? Quando realizamos a exodontia de um dente, naturalmente ocorre a reabsorção da crista alveolar, que progride de maneira mais acelerada principalmente nos primeiros doze meses. Em um segundo momento, por causa da perda de estrutura óssea, ocorre a retração gengival, assim como a perda do contorno que a gengiva apresenta ao redor do dente. Isso pode resultar em danos funcionais protéticos e prejudica, ainda, toda a estética do sorriso. Tudo o que não queremos, não é mesmo? Pois é nesse contexto que a técnica de Socket Shield entra em cena! Ela é aplicada nas áreas mais expostas do sorriso, preservando a estrutura óssea e garantindo a harmonia estética. Entenda em detalhes…
Como a técnica é realizada?
Em português, Socket Shield pode ser traduzido como “escudo de soquete”. E não é que faz todo sentido? No procedimento, um corte é feito na raiz do dente. Ocorre, então, a manutenção do trecho vestibular, que passa a funcionar como um escudo.
Em seguida, o implante é posicionado atrás desta metade de raiz, que se torna um apoio para a prótese que virá no lugar do dente perdido.
Quem pode ser beneficiado com esse método?
De forma geral, a técnica de Socket Shield é bastante democrática, sendo especialmente indicada para todos que precisam de tratamento reabilitador nas zonas anteriores dos maxilares, ou que possuem coroas não restauráveis, em decorrência de cáries ou traumas causados por acidentes. É contraindicada, no entanto, para pacientes com doença periodontal, em casos de reabsorções externas ou internas e, ainda, em raízes comprometidas.
Quais são seus principais benefícios?
Acima de tudo, a preservação da arquitetura óssea é a principal vantagem da Socket Shield. Além disso, ela pode ser concluída em uma única intervenção cirúrgica e dispensa custos adicionais com grandes quantidades de materiais de enxerto ósseo.
E, ainda, garante mais conforto e segurança para o paciente, pois reduz consideravelmente o risco de intercorrências, permitindo uma osseointegração incrivelmente promissora.
No mais, a técnica de Socket Shield dispensa a utilização de prótese removível provisória. Ou seja, é um procedimento pouco invasivo, que garante resultados estéticos incríveis! É ou não é de brilhar os olhos?!
E o que mais pode ser dito sobre a Socket Shield?
A técnica é segura e, mais do que isso, não oferece qualquer risco para a osseointegração, apresentando altas taxas de sucesso. Ao mesmo tempo, minimiza a reabsorção óssea, o que gera excelentes resultados, sobretudo para a harmonia do sorriso.
Chama a atenção, da mesma forma, seu potencial para resultados estéticos primorosos, com tempo e despesas reduzidos e menos estresse psicológico, tanto para o dentista quanto para o paciente.
E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.