O que é um CRM para clínicas odontológicas?
Primeiramente, é importante explicarmos o que é um CRM. Trata-se de uma estratégia para focar os esforços e os processos da clínica para melhorar o atendimento aos pacientes. Dessa forma, ele prevê o monitoramento e o processamento de todas as informações relacionadas a eles, de modo a obter insights que contribuam para uma experiência mais completa e para o estreitamento do relacionamento com a clínica. Essa estratégia já é utilizada em diversos mercados como uma forma de agregar mais valor aos serviços das empresas. A ideia é usar as informações de atendimentos anteriores para oferecer diferenciais e outros elementos que sejam atraentes para os clientes no futuro. Mais do que isso, é uma ferramenta de gestão completa, que pode contribuir para diversas atividades de rotina da clínica.Como fazer a gestão de relacionamento com o paciente odontológico?
Para iniciar a gestão de relacionamento com o paciente odontológico de forma profissional, é melhor usar um software de CRM para clínicas. Existem diversos tipos disponíveis, com ferramentas que possibilitam e facilitam a gestão do atendimento, centralizando as informações do paciente, tais como:- Prontuário eletrônico;
- Marcação e cancelamento de consultas online;
- Agenda online;
- Registro de e-mails enviados para cada paciente;
- Lembrete de consultas por meio do envio de mensagens SMS ou e-mails;
- Segmentação de pacientes de acordo com tratamentos anteriores e necessidades e desejos futuros;
- Lembrete para retomar o contato com pacientes antigos e oferecer novas consultas.
Quais são as vantagens do CRM para clínica odontológica?
Podemos destacar muitas vantagens ao adotar um CRM para clínicas. É provável que a mais importante seja a criação de estratégias de serviços e de marketing personalizadas, de acordo com as preferências e necessidades de cada paciente. Além disso, também podemos destacar que esse tipo de ferramenta:- diminui as faltas em atendimentos por meio do envio de lembretes de consultas;
- aumenta a venda de tratamentos, ao oferecer a consulta ou o procedimento mais relevante para cada pessoa;
- fortalece o relacionamento e conquista mais pacientes;
- fideliza os usuários ao criar a imagem de uma clínica com profissionalismo, organização e suporte;
- torna-se referência de bom atendimento para o paciente, com uma comunicação personalizada.