Temas Técnicos

Biomateriais na odontologia: como impactam na evolução dos procedimentos?

Biomateriais na odontologia: como impactam na evolução dos procedimentos?

Diversas inovações surgem na área da saúde todos os anos e os profissionais que estiverem atentos a elas terão mais possibilidades de oferecer melhores opções para seus pacientes e de conquistar maior retorno financeiro. Por isso, entender como os biomateriais na odontologia impactam na evolução dos procedimentos pode ser muito interessante.

Esse é um diferencial extremamente valioso nas clínicas e consultórios dos dias de hoje, sobretudo no ramo da implantologia, sendo um recurso muito eficaz na recuperação da autoestima e da funcionalidade de quem apresenta algum problema dentário. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto.

Afinal, o que são os biomateriais?

O termo biomaterial é utilizado para designar uma substância, ou mesmo um conjunto delas, de origem natural, sintética ou uma combinação de ambas, que possam ser empregadas na substituição, tratamento ou extensão de algum tecido do corpo humano. Nos dias de hoje, os biomateriais estão cada vez mais presentes na área de saúde.

Diversos dispositivos médicos e odontológicos usam algum tipo de biomaterial em implantes temporários e definitivos. Na medicina, eles são muito frequentes, por exemplo, nas próteses de silicone ou em enxertos ósseos. Na odontologia, seu emprego mais comum costuma ser em implantes, como nas raízes dos dentes ou em pinos ósseos.

Recentemente, vem chamando a atenção a possibilidade do uso de determinados biomateriais na fabricação de pequenos aparatos de liberação de medicamentos ou curativos. Outras de suas novas aplicações são no diagnóstico, em vacinas e cirurgias. Como podemos perceber, a sua atuação é muito significativa e tende a aumentar nos próximos anos.

Quais as aplicações dos biomateriais na odontologia?

Agora que você já sabe o que são os biomateriais e entendeu melhor esse conceito, é bem provável que também queira compreender de que maneiras eles podem ser explorados pelos dentistas no universo da odontologia, não é mesmo? Por isso, vamos dar alguns exemplos a seguir. Acompanhe.

Implantes

Não dá para falar das principais aplicações dos biomateriais na odontologia sem citar os implantes dentários. Esse tipo de procedimento vem crescendo bastante nos últimos tempos, pois conta com uma excepcional eficácia e já faz parte da carreira de boa parte dos profissionais de alta qualidade do mercado atual. 

Quando bem utilizado, pode devolver a autoconfiança, a autoestima e, até mesmo, a qualidade de vida do paciente. Os dentes implantados ficam colados com a gengiva e polpa, o que apenas reforça a importância de que o material seja bastante aderente e com baixas possibilidades de intercorrências ou rejeição. 

Próteses

Outra das principais aplicações dos biomateriais na odontologia é na fabricação de próteses dentárias. Isso é feito, sobretudo, por conta da excelente compatibilidade que esses artigos possuem em relação ao corpo humano, sendo bem mais interessantes do que as opções antigas que víamos nos consultórios, como ouro ou outros metais.

Nesse contexto, os polímeros podem ser verdadeiros aliados na base de uma prótese, assim como outros componentes surgem como opções bastante positivas — sobretudo em casos complexos, como os que utilizamos em materiais de impressão, como polissulfeto ou poliéter. Cerâmicas também podem confeccionar modelos bioativos.

Restaurações

Restaurações também podem explorar o uso de biomateriais na odontologia. Alias, trata-se de uma das práticas mais comuns nos consultórios hoje em dia, especialmente para que dentes afetados por cáries ou canais possam voltar ao seu estado normal. Para começo de conversa, a parte afetada e deteriorada precisa ser retirada, não é verdade?

A questão é que o material de restauração para preencher esse espaço pode ser feito com biomaterial, que será muito bem-aceito pelos tecidos gengivais e tendem a apresentar boa durabilidade. Logicamente, é preciso considerar a especificidade de cada caso e paciente, assim como o que ele espera do tratamento.

Quais os benefícios do uso de biomateriais na odontologia?

Para terminar esse conteúdo, depois de estar mais familiarizado com o conceito de biomateriais e as suas principais aplicações no universo da odontologia, vamos mostrar alguns benefícios que profissionais e pacientes podem experimentar com o uso desse tipo de componente. Continue lendo e descubra quais são. 

Otimização do trabalho do dentista

O trabalho do dentista que aposta no uso de biomateriais também acaba sendo otimizado de maneira significativa. Quando pensamos nos pacientes, a aceitação dos tratamentos e condutas propostas acaba sendo muito mais elevada, por conta da alta taxa de eficácia e da menor necessidade de tempo em todo o processo.

Além disso, os biomateriais diminuem consideravelmente as possibilidades de falhas, de retrabalho ou de outras intervenções do tipo. Dessa forma, você fica com mais espaço na agenda e ganha mais alternativas para atender seu público. Ou seja, é uma escolha extremamente vantajosa, em todos os sentidos.

Procedimentos menos invasivos

Um dos grandes benefícios do uso de biomateriais na odontologia é que eles tornam os procedimentos mais eficazes e menos invasivos. Por sua alta taxa de sucesso, é possível explorá-los de diversas maneiras, até porque boa parte das pessoas não têm tempo a perder e querem um tratamento mais assertivo e direto.

Sendo assim, é lógico que os melhores profissionais do mercado caminham nesse sentido, tendo os biomateriais como uma ótima alternativa. Quando empregados com técnicas modernas, como a cirurgia guiada, isso pode se converter em um verdadeiro marketing pessoal, trazendo mais autoridade e credibilidade para o consultório.

Mais conforto para os pacientes

Por fim, não dá para deixar de reforçar que o uso de biomateriais na odontologia proporciona muito mais conforto para os pacientes. Esse é um aspecto que pode fazer toda a diferença para o seu consultório, ajudando a fidelizar o seu público-alvo, por meio do oferecimento de tratamentos e procedimentos de ponta.

Não há muito como fugir: uma boa experiência faz toda a diferença. Você oferecerá grandes ganhos em termos de conforto, especialmente se considerarmos que muita gente sente medo ou desconforto durante a realização de qualquer coisa que envolva o dentista. Esse é mais um motivo para explorar esse tipo de solução.

Como você viu, os biomateriais na odontologia são uma realidade e podem fazer toda a diferença para o seu consultório. Podemos esperar um crescimento ainda maior desse mercado para o futuro e quem se adequar o quanto antes ampliará as suas chances de sucesso!

Gostou de aprender como os biomateriais na odontologia impactam na evolução dos procedimentos? Então, não deixe de seguir nosso perfil no Facebook!

Outras publicações