Como funciona o atendimento odontológico de estrangeiros?
Durante a Copa de 2014, certa clínica odontológica de São Paulo prestou atendimento a oito pessoas de fora do país. Elas não tinham marcado consulta antecipadamente, o que significa caráter emergencial. Os pacientes sentiam dor de dente ou mesmo tinham perdido dentes. Claro que a regra é atender com horário marcado, mas em casos de urgência, abrem-se exceções.
Apesar de os dados serem antigos, eles servem para ilustrar uma máxima que permanece atual: a necessidade de dar um bom atendimento odontológico de estrangeiros, sobretudo em situações de emergência.
Vale observar que o mercado odontológico do Brasil goza de boa reputação no exterior, tanto por sua qualidade quanto pelos custos acessíveis. É fundamental que continuemos assim, certo? Veja, então, como atender emergências odontológicas para estrangeiros!
Sabia que a Odontologia brasileira é a terceira melhor do mundo?
Dados mais recentes, de novembro de 2018, apresentados pela ONU, revelaram que a Odontologia brasileira é a terceira melhor de todo o mundo. Nossos dentistas se tornaram referência internacional especialmente em tratamentos de natureza estética, como clareamento, facetas de porcelana, implantes e outros.
Existe um verdadeiro turismo odontológico no Brasil, que atrai pessoas de todos os países. Há muitos profissionais qualificados trabalhando em nosso país: na verdade, 20% dos dentistas do planeta estão por aqui! Esses fatores certamente estimulam a especialização.
O que os estrangeiros mais procuram nas clínicas do Brasil?
Para prestar o melhor atendimento odontológico de estrangeiros, vale a pena conhecer a fundo o perfil deles, visando personalizar o contato.
Enquanto os brasileiros procuram as clínicas em busca de evoluções estéticas, boa parte dos pacientes de fora manifesta preocupação com o aspecto da saúde bucal — o combate à cárie. É o caso de suecos, indianos, italianos e ingleses, por exemplo.
Os americanos, por outro lado, dão bastante relevância a um belo sorriso, a ponto de realizarem tratamentos para deixá-los brancos em excesso.
Como prestar atendimento odontológico de estrangeiros?
Emergências são exceções à regra. Para tornar o atendimento odontológico de estrangeiros mais ágil e eficiente, é importante orientá-los sobre como proceder. Há tratamentos demorados, inclusive os de natureza estética, casos de clareamento e implante.
O ideal é que o paciente estrangeiro contate a clínica odontológica com antecedência e explique o tipo de tratamento que deseja fazer. Isso pode acontecer via e-mail, telefone ou mesmo outras formas menos convencionais, como redes sociais e WhatsApp, dependendo da metodologia de atendimento.
A clínica, se julgar necessário, envia sugestões e perguntas para desenvolver o melhor plano de tratamento e definir as datas adequadas. Também é de praxe solicitar, em casos mais graves, exames como radiografias, fotografias do sorriso e modelos. Essas medidas contribuem para o planejamento, otimizando tempo e garantindo eficiência.
O paciente deve apresentar documentos de identificação, como o passaporte, já que precisa ser cadastrado na base de contatos da clínica. Vale lembrar que, na ortodontia, a documentação relacionada ao tratamento pertence a ele.
Durante o tratamento, porém, a responsabilidade por sua guarda é do dentista ou da própria clínica. O profissional pode ficar com uma cópia de alguns registros do paciente, inclusive do recibo assinado por ele, atestando que recebeu toda a documentação ortodôntica original.
A Odontologia brasileira é bem falada em todo o mundo, e isso é motivo de orgulho para nossos dentistas. Portanto, a prestação de um excelente atendimento odontológico de estrangeiros e de brasileiros consiste em meta coletiva. Claro que a qualidade desse contato também se relaciona ao nível dos equipamentos usados.
Procure produtos de qualidade incontestável para realizar implantes e outros procedimentos, sejam de natureza estética ou apenas de saúde e higiene bucal.
Já recebeu algum paciente de fora do país em sua clínica odontológica? Gostaria de se atualizar sobre temas envolvendo a Odontologia? Então assine a nossa newsletter!