Planejamento e Gestão

Aposentadoria e previdência do Dentista: conheça aspectos importantes

Aposentadoria e previdência do Dentista: conheça aspectos importantes

Não é incomum, entre os Dentistas empreendedores, que o trabalho diário no consultório seja o centro das atenções, e a previdência e aposentadoria acabam ficando de escanteio. Mas fique sabendo: quanto antes você começar a se programar para o futuro, melhor. E essa não é uma tarefa complexa. Para tratar desse assunto super-relevante, convidamos o Dr. Samuel Aguiar, Mestre em Implantodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. 

Dentista tem direito à aposentadoria especial

Você sabia que o Dentista tem direito a uma categoria mais rápida e simplificada de aposentadoria? Isso acontece para aqueles profissionais que estão expostos a condições de trabalho que apresentam riscos à saúde, como Dentistas, médicos e enfermeiros, por exemplo.

Atualmente, existem duas situações que permitem ao Dentista pedir seu benefício. A primeira é caso o profissional tenha 25 anos completos de profissão e isso deve ter ocorrido antes da reforma da previdência, decretada em novembro de 2022.

Já a segunda é quando a soma do tempo trabalhado, em anos, e da idade do profissional seja igual ou maior a 86. E essa regra vale para quem completou 25 anos de profissão após a reforma. 

Tem mais: caso o Dentista tenha, em algum momento, trabalhado em outra profissão que se enquadre na modalidade de aposentadoria especial, esse tempo deve entrar na conta de anos trabalhados.

Programe-se para ter uma Previdência Privada e faça investimentos

Em geral, o valor máximo do benefício concedido pelo INSS para quem se aposenta costuma estar abaixo do esperado pelo Dentista, mas isso não deve se configurar como um entrave. A solução aqui é, ao longo da carreira, buscar outras formas de manutenção de renda durante a aposentadoria.

Nesse sentido, o ideal é que, além da contribuição mensal para o INSS, o Dentista também faça investimentos em uma previdência privada. Para isso, é recomendado procurar um especialista em contabilidade e assuntos de previdência, que vai auxiliar na identificação do plano mais adequado para seu caso.

Existem também algumas modalidades de investimento que podem ser excelentes quando pensamos no futuro. Alguns exemplos são o Tesouro Direto e o CDB. Aqui também vale a dica de consultar um expert no assunto para não ter erro!

Visando ao futuro, pratique uma boa gestão no dia a dia do consultório

A saúde financeira do Dentista está diretamente ligada à gestão eficaz do consultório, afinal, essa é sua fonte de renda diária.

É preciso, acima de tudo, entender melhor seus gastos e cortar custos desnecessários. Esse é um exercício primordial que deve ser realizado mensalmente pelo Dentista empreendedor, sozinho ou com a ajuda de um profissional especializado. 

Mais uma dica valiosa…

Anota aí: quanto mais cedo você iniciar seu planejamento de aposentadoria, mais bem preparado estará no momento de dar esse grande passo. Você também deve se lembrar de que suas estratégias podem ser alteradas, já que os planos de aposentadoria não são cravados em pedra, ok?! Ao longo da vida, é natural que tenhamos que lidar com mudanças de percurso e expectativas. Por isso, preparar-se com a maior antecedência possível só vai lhe dar mais segurança e conforto para tomar as melhores decisões.

E aí, gostou deste artigo? Então, já compartilhe com aquele amigo que gosta de estar sempre atualizado com o universo da Odontologia! Para conferir outras dicas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube. Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso, no seu dia a dia no consultório.

Outras publicações